Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

DUANE ALLMAN

Howard Duane Allman (Nashville, 20 de novembro de 1946 – 29 de outubro de 1971) foi um guitarrista estadunidense, co-fundador do grupo The Allman Brothers Band e respeitado músico de sessão. Teve um papel de destaque no álbum Layla and Other Assorted Love Songs, lançado em 1970 pelo grupo Derek & the Dominos.

Foi recentemente considerado pela revista Rolling Stone como o 2° melhor guitarrista de todos os tempos, atrás apenas de Jimi Hendrix.

Duane morreu após sofrer um acidente de motocicleta em 1971, poucas semanas antes de seu 25° aniversário.

Infância
Duane Allman nasceu em Nashville, Tennessee. Quando Duane tinha apenas três anos de idade e sua família vivia nos arredores de Norfolk, Virginia, seu pai, Willis Allman, sargento do Exército Americano, foi assassinado por um caroneiro. Geraldine "Mama A" voltou então com a família para Nashville. Em 1957 eles mudaram-se novamente para Daytona Beach, Florida. Em 1960, ele ficou motivado a aprender a tocar violão, por influência de seu irmão, Gregg Allman, que há pouco havia começado, após admirar seu vizinho tocando country music em um violão acústico. Gregg disse depois que Duane começou "Ele... me passou como se eu estivesse parado".

Outro evento importante ocorreu em 1959, quando Duane e Gregg estavam visitando parentes em Nashville. Eles foram à um show de Rock 'n' roll, no qual a lenda do blues B.B. King estava se apresentando e simplesmente caíram na mágica de sua música. Gregg se lembra que logo após Duane acrescentou: "Nós precisamos entrar nisto."

Morte
Duane foi vítima de um acidente de moto meses antes do lançamento e do sucesso de At Fillmore East. A colisão entre sua motocicleta Harley-Davidson e uma caminhonete ocorreu em Macon, em 29 de Outubro de 1971, atirando-o para fora da moto, que caiu em seu corpo e derrapou, causando severos danos aos seus órgãos internos. Duane foi rapidamente levado ao hospital e operado, porém não resistiu, morrendo algumas horas depois, semanas antes de seu vigésimo quinto aniversário.[1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário